Nicolau e Pedro vistos pela Sílvia
O Pedro confessa que sentia algumas dificuldades na escola, não só porque não tinha tempo para se aplicar no estudo mas também porque os professores não facilitavam.
" Não consigo entender muitas coisas: Por exemplo: para que é preciso sabermos que o conjunto A, formado pelos elementos laranja, pêra, flor e maçã, e o conjunto B, formado pelos elemtos pêra, maçã, uvas, e pinhão têm em comumn os elementos pêra, maçã; logo, a intersecção dos conjuntos A e B é igual a pêra e maçã?!..." (capítulo 6)
"E o esforço que eu fiz para compreender as palavras novas que ouvia oela primeira vez, aula após aula!" (capítulo 7)
"Se eu fosse professor, não dizia "isto é azul!!. E ponto final. Não, eu tentava explicar "porque é que isto é azul"..." (capítulo 9)
E nós? Que dificuldades sentimos?
O que faríamos se fossemos professores?
As minhas dificuldades:
A minha maior dificuladade é História e Geografia de Porutgal porque não percebo dos reis.
Luis G.
A minha maior dificuldade é em Matemática, nos perímetros e nas áreas.
Sílvia
A minha maior dificuldade é compreender o que a professora diz em inglês.
Tatiana
Eu tenho dificuldade em perceber algumas palavras em inglês.
Paula
Eu tenho dificuldade em Moral na rescucitação de Jesus.
Kevin
A minha dificuldade são os verbos em inglês.
Luis S.
Tenho dificuldade no recorte e nos desenhos.
Manuel
Tenho dificuldade na decomposição em factores primos.
Patrícia
Não percebo a Matemática, porque a professora quando explica, os meus colegas estão a conversar.
Paulo
Eu tenho dificuldade em Matemática porque não sei fazer contas de dividir.
Luis R.
A minha dificuldade é nos verbos.
Susana
Tenho dificuldades em Inglês porque não consigo escrever as palavras.
Sónia
A minha dificuldade é os determinantes.
Rita
As minhas dificuldades:
A minha maior dificuladade é História e Geografia de Porutgal porque não percebo dos reis.
Luis G.
A minha maior dificuldade é em Matemática, nos perímetros e nas áreas.
Sílvia
A minha maior dificuldade é compreender o que a professora diz em inglês.
Tatiana
Eu tenho dificuldade em perceber algumas palavras em inglês.
Paula
Eu tenho dificuldade em Moral na rescucitação de Jesus.
Kevin
A minha dificuldade são os verbos em inglês.
Luis S.
Tenho dificuldade no recorte e nos desenhos.
Manuel
Tenho dificuldade na decomposição em factores primos.
Patrícia
Não percebo a Matemática, porque a professora quando explica, os meus colegas estão a conversar.
Paulo
Eu tenho dificuldade em Matemática porque não sei fazer contas de dividir.
Luis R.
A minha dificuldade é nos verbos.
Susana
Tenho dificuldades em Inglês porque não consigo escrever as palavras.
Sónia
A minha dificuldade é os determinantes.
Rita
Se fosse professor(a)
Se eu fosse professora dava a matéria de forma interessante para que os alunos estivessem calados e com atenção.
Paula
Se eu fosse professor, seria professor de História. As minhas aulas seriam dadas de maneira a despertar o interesse dos meus alunos pela disciplina. Tentaria que eles entendessem que é necessário conhecer o passado para compreender o presente e o futuro.
Manuel
Se eu fosse professor seria um bom professor, simpático e tiraria todas as dúvidas. Nas sextas-feiras (se o director deixasse) iria com os alunos para o campo de jogos e compraria uma bola para cada aluno. Quem não fizesse os trabalhos de casa não ia ao intervalo. Todos os dias leríamos um livro e faríamos contas.
Álvaro
Se eu fosse professor explicava aos meus alunos tudo bem explicado e perguntava sempre se tinha percebido. Se eles dissessem que não eu seria mais claro.
Eu esforçava-me para que a minha turma fosse a melhor da escola e do mundo.
Nos testes as perguntas seriam fáceis e algumas difíceis para saber o que eles estudavam.
E assim seria eu se fosse professor.
André
Se eu fosse professora explicava uma, duas, três vezes, até que os meus alunos percebessem e fazia revisões para os testes.
Sónia
Se eu fosse professor dava a matéria aos meus alunos e explicava-lhes o porquê das coisas e para que servem, para as compreender melhor.
Luís S.
Se eu fosse professor era muito divertido. Eu fazia jogos com os meus alunos e não fazia testes. Eu deixava trazer a PSP a quem tivesse e que não a trouxesse faria outra coisa.
Kevin
Se eu fosse professor era professor de Ginástica e o meu horário era nas segundas-feiras, quartas e sextas. Na primeira aula apresentava-me diria o que fazíamos nas aulas: futebol, rugby, basquetebol, salto em comprimento e patinagem. E quem se portasse melhor, ganhava um prémio.
Francisco
Se eu fosse professora ensinava bem os meus alunos e quando eles não sabiam ensinava-os outra vez. Se eu fosse professora convocava os encarregados de educação para saberem o comportamento dos seus educandos. Quando eles se portassem mal falava com eles para tentar perceber o que tinha gerado o seu comportamento e depois em conjunto tentávamos arranjar uma solução, mandava poucos TPCs porque alguns meninos já chegam a casa muito tarde. Fazia poucos testes e mais trabalhos, pois assim conseguia avaliá-los e tentava arranjar estratégias para que todos os meus alunos passassem.
Sílvia
Se eu fosse professora eu explicava bem as coisas para os alunos não terem dificuldades! E quem não percebe-se a matéria, levava para copiar duas ou três vezes o que era a matéria. Quando não fizessem as coisas que eu lhes tinha recomendado ralhava bastante com eles!
Cidália
Sem comentários:
Enviar um comentário